Celulares xing-ling serão bloqueados no Brasil a partir de setembro
- Bela Digital
- 8 de jun. de 2017
- 2 min de leitura
A Anatel - agência responsável pela regulação dos serviços de telefonia fixa e móvel, internet e radiodifusão no Brasil - está disposta a acabar com o mercado de celulares piratas no Brasil.
O órgão vai bloquear o acesso dos smartphones ‘xing-ling’ (aparelhos sem marca reconhecida, clone de modelos famosos com o preço abaixo do mercado). A decisão vai afetar os modelos que não tiverem a homologação da Agência Nacional de Telecomunicações e o IMEI (código único de identificação do aparelho celular) cadastrado na GMSA, uma espécie de impressão digital internacional.
Outro fator importante é que apenas os smartphones que tentarem acessar a rede de telefonia a partir do dia 30 de junho de 2017 serão bloqueados. Aparelhos que já estão em operação antes dessa data – mesmo aqueles sem certificação da Anatel ou IMEI válido – vão permanecer funcionando sem maiores problemas.
Como saber se o seu celular entra no bloqueio?
A Anatel criou o site Consulta Celular Legal, dedicado à consulta sobre a situação do IMEI do smartphone. Internautas em dúvida sobre o próprio aparelho devem acessar a página e colocar o número do IMEI. A própria agência informa se ele tem autorização para funcionar no país ou se será desativado. O endereço também informa se o telefone foi perdido ou roubado, e por isso faz parte de uma espécie de lista negra nacional.
Consulta de IMEI no site Consulta Celular Legal, da Anatel (Foto: Reprodução / TechTudo)
Os celulares importados serão bloqueados?
Nem todos os smartphones importados serão bloqueados. Os modelos que não possuem certificação da Anatel, mas têm o IMEI cadastrado na GSMA, continuarão funcionando normalmente. Ou seja, dificilmente a decisão vai afetar marcas conhecidas, como Xiaomi, OnePlus e Meizu, entre outros modelos que normalmente os brasileiros trazem de fora durante suas viagens, mesmo que o aparelho não seja vendido oficialmente no Brasil.

Aparelhos importados como o OnePlus 3T não serão afetados, desde que tenham IMEI válido (Foto: Elson de Souza/TechTudo)
Como será feito o bloqueio?
Quando um aparelho pirata tentar se conectar às redes 4G, 3G e 2G das operadoras brasileiras pela primeira vez, a Anatel irá fazer o cruzamento dos smartphones certificados pelo órgão com o banco de dados de IMEIs válidos da GSMA.
Se o celular estiver irregular, o usuário receberá uma mensagem SMS avisando que o aparelho não será mais aceito na rede de telefonia brasileira.
Após 75 dias do alerta, o smartphone será bloqueado e não conseguirá acessar os serviços de 4G, 3G e 2G. Em outras palavras, o consumidor não poderá fazer ligações nem usar a internet móvel. O wi-fi continuará funcionando normalmente.

ioPhone 5 é um clone do iPhone 5C fabricado no Japão (Foto: Reprodução/Neowin)
Fonte: TechTudo
Comentários