Sites de checagem de fatos ganham destaque no Google
- Bela Digital
- 6 de mar. de 2017
- 1 min de leitura
O vice-presidente de notícias do Google, Richard Gingras, anunciou que o selo de verificação de fatos do Google chegou à América Latina. O selo é um mecanismo que identifica artigos de sites de checagem (fact-checking) no serviço de busca da empresa, assim como na busca específica por notícias (Google Notícias).
No Brasil, os sites de checagem parceiros são: Agência Pública, Aos Fatos e Agência Lupa. Os três também são integrantes da International Fact-Checking Network (IFCN), que possui uma carta de princípios em comum para iniciativas de checagem de todo o mundo.
O recurso contabiliza agora presença nos Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, França, Argentina, Brasil e México.
Com a novidade, o projeto de checagem da Agência Pública, Truco, passa a analisar frases de qualquer origem. “Políticos de todos os partidos continuam a ter suas falas checadas, mas o Truco também estará de olho em outras autoridades e personalidades públicas, além de analisar informações que circulam pela rede”.
Em nota oficial, a diretora da Agência Lupa, Cristina Tardáguila, comentou: “É a tecnologia a favor daAbrajiAssociação Brasileira de Jornalismo Investigativo. informação apurada de forma muito cuidadosa. É algo que precisamos comemorar”. Já a diretora do Aos Fatos, Tai Nalon, publicou no seu perfil pessoal do Twitter: “Temos aqui um passinho relevante rumo a uma internet menos tóxica”.

Fonte: Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji)
Comments