Pufe e sinuca ajudam mesmo a relaxar?
- Bela Digital
- 20 de set. de 2016
- 2 min de leitura
Espaços de relaxamento com pufe colorido, mesa de sinuca e videogame começaram a aparecer nos escritórios de empresas de tecnologia nos anos 1990, nos Estados Unidos. Hoje, estão por todos os lados.
A ideia por trás da iniciativa é criar um ambiente descontraído, no qual o número de horas trabalhadas contaria menos do que os resultados entregues. Falta consenso, entretanto, quanto à efetividade das ações.
Em setores criativos, o expediente flexível e as distrações podem ser propositais, uma vez que incentivam o profissional a pensar em soluções diferentes. Já em áreas rígidas, que dependem do horário comercial, a iniciativa pode não dar tão certo, segundo os especialistas.
Algumas empresas tradicionais, no lugar de salas de jogos, têm oferecido palestras sobre bem-estar e serviço gratuitos de massagem e manicure, para os funcionários relaxarem no meio do expediente, dentro do trabalho. Mas, como mencionado acima, nem sempre a moda de lazer e espaços de descompressão pega.
Para os especialistas, a efetividade das práticas de relaxamento no trabalho depende de uma mudança de cultura e não apenas da instalação de pufes ou jogos, ou seja, não basta abrir uma sala com almofadas se o dia a dia da empresa é massacrante. É importante ainda que os colaboradores saibam aproveitar os espaços com moderação.
De acordo com eles, para não sofrer com os efeitos do estresse no trabalho é importante manter uma rotina regrada fora do expediente. Mais do que frequentar espaços de relaxamento na empresa, é importante praticar exercícios físicos regularmente, manter o sono em dia e ter uma vida social ativa.
Meditação, ioga e exercícios de respiração também podem ajudar a relaxar até mesmo na mesa de trabalho. Estudos apontam que essas práticas auxiliam no controle da tensão e interferem na reação do indivíduo quando está sob pressão, já que os minutos de calma melhoram a oxigenação do cérebro e “limpam” a mente.
Fonte: Folha de São Paulo
Sinuca e clima de bar embalam a sala de lazer do escritório do Google, no Brasil:
Fotos: Divulgação
Comments